
Grau de Proteção do Invólucro
Conforme as características do local de instalação e a sua acessibilidade, os invólucros dos equipamentos de manobra e controle devem oferecer um determinado Grau de Proteção, tanto para o equipamento como para os operadores ou não operadores.
Para os equipamentos de manobra e controle em BT, as normas (NBR-6146 da ABNT) fazem referência aos Graus de Proteção dispensados aos invólucros no que se refere a:
• Proteção de pessoas contra contato com partes sob tensão ou em movimento dentro do invólucor;
• Proteção do equipamento contra a penetração de corpos sólidos estranhos;
• Proteção do equipamento contra a penetração de líquidos.
Equipamentos elétricos seguem normas conforme seu local de instalação (área interna ou externa) e resistência a impactos para garantir seu funcionamento sem falhas e perigo aos usuários. Abaixo seguem a Tabela IP e a Tabela IK
Como exemplo, uma camera da Intelbras modelo VHD1010 B tem grau de proteção IP66 e pode ser instalada em areas internas ou externas sem problemas por ter sua parte eletrônica interna protegida contra água e poeira, já a camera modelo VHD 1010 D não possui grau de proteção IP66 e não pode ser instalada em ambintes externos devido penetração de água da chuva e corrosão de seus materiais.

VHD 1010 D - Sem grau de proteção IP66
VHD 1010 B - Com grau de proteção IP66


Índice de Proteção do Invólucro contra Impactos mecânicos
A norma IEC62262 define através de códigos IK o grau de proteção de um invólucro para equipamentos elétricos contra impactos mecânicos em todas as suas faces, de forma a proteger o seu conteúdo dos impactos externos. Ao lado um resumo da norma e abaixo um vídeo de teste de uma câmera intelbras